Títulos do Tesouro Direto poderão ser usados como caução para aluguel

 


Títulos do Tesouro Direto poderão ser usados como caução para aluguel

O Banco Central, a Secretaria do Tesouro Nacional e a B3 lançarão nos próximos dias o TD Garantia, que vai permitir a pessoas físicas usarem títulos do Tesouro Direto (TD) como garantia em operações financeiras. A startup Loft e a Warren Investimentos são as responsáveis pela primeira aplicação prática do TD Garantia, com o Loft / Garantia Investe.

A proptech vai disponibilizar para sua rede de mais de 8 mil imobiliárias parceiras o novo produto em que o inquilino compra títulos públicos –que ficam registrados no contrato como garantia do aluguel–, em vez de usar poupança ou fiador.

Das 15 milhões de moradias alugadas no país, seis milhões usam a modalidade tradicional de caução. O TD Garantia pretende atrair especialmente a classe média e média baixa, segmento ainda pouco representativo nos investimentos do Tesouro, e ampliar a base de investidores em títulos públicos, atualmente com 2,7 milhões de CPFs.

“A caução com poupança ainda existe porque é simples. Por isso temos que ter um substituto igualmente simples de aplicar”, explicou Mate Pencz, fundador da Loft, que procurou o Tesouro para propor a parceria. A garantia corresponderá tipicamente a três meses de aluguel, negociáveis conforme contrato.

O produto será operacionalizado pela corretora Warren, com processo simplificado de apenas dois minutos para realizar a transação. A B3 fará o registro do gravame do título.

Para o governo, além de ampliar a base de investidores, a iniciativa representa uma estratégia de educação financeira e potencial porta de entrada para o mercado imobiliário.
Fonte: Pipeline/Valor Econômico




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto é preciso para comprar imóveis em SP?

Saiba os valores de escritura e registro de imóveis no estado do RJ. (TABELA 2023)

Proposta de reforma tributária cria faixa de isenção para aluguéis.