A consolidação do aluguel no Brasil. Aluguel residencial sobe o triplo da inflação.



Segundo pesquisa realizada pelo FipeZap, o reajuste médio do aluguel residencial no Brasil foi positivo em 10,7% de janeiro a julho de 2023.

Isso significa que o preço do metro quadrado valorizou o equivalente a mais de três vezes a inflação no mesmo período - o IPCA subiu cerca de 3%.



A atratividade do produto residencial para renda fica ainda mais evidente quando a comparação é feita com o IGP-M, que ficou conhecido como inflação do aluguel por ser o indexador mais utilizado nos contratos, e recuou 5,1%




Unânime. 

Todas as 25 cidades monitoradas acompanharam o resultado médio da pesquisa. Florianópolis e Goiânia se destacaram, com aumentos médios de 26,6% e 24,9%, respectivamente. 

Isso explica um dado obtido pela Brain Inteligência Estratégia em outra pesquisa nacional: 46% dos imóveis comprados à vista no Brasil são para investimento

Deste percentual, 11% objetivam lucrar com a venda futura do imóvel, enquanto a maioria (35%) já efetua a compra visando a locação imediata para terceiros. 

Um dos principais operadores da tese multifamily (como é conhecido o mercado profissional de locação residencial), a Yuca preparou um amplo estudo que corrobora a consolidação do aluguel no país - confira na íntegra aqui.



Você tem um imóvel para alugar ou vender em Resende-RJ? Cadastre aqui


Você quer comprar ou alugar um imóvel em Resende e região? Click aqui


                                                                         
                  
                                  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto é preciso para comprar imóveis em SP?

Saiba os valores de escritura e registro de imóveis no estado do RJ. (TABELA 2023)

Proposta de reforma tributária cria faixa de isenção para aluguéis.