Qual a diferença entre escritura e registro de imóvel?
Se você pretende comprar ou vender um imóvel, é possível que esta dúvida apareça: qual é a diferença entre escritura e registro de imóvel?
Qual é a diferença entre escritura e registro de imóvel?
A escritura trata-se do título aquisitivo com todas as condições do negócio jurídico realizado e o registro oficializa e torna pública a transferência do bem imóvel para o novo titular/proprietário. Apesar da diferença um completa o outro.
Como é feita a escritura de imóvel?
A escritura pública pode ser feita em qualquer cartório de notas,(também conhecido como tabelionato).
Custo da escritura de imóvel e o registro do imóvel?
Como é feito o registro de imóvel?
Depois da emissão e da assinatura da escritura pública de compra e venda do imóvel, é necessário levar o documento no cartório de registro de imóveis competente para que seja feito o registro da compra e venda.
Vale lembrar que sem o ITBI pago, o cartório não consegue finalizar o registro da escritura.
Como no cartório de notas, o cartório de registro de imóveis, também tem suas exigências e tabela de custos de acordo com a comarca.
Perigos de não fazer a escritura e o registro de imóvel.
Independentemente da diferença entre escritura e registro do imóvel, a não realização pode acarretar diversas dores de cabeça no futuro, principalmente caso o imóvel seja usado.
Primeiro, sem o registro, você não é oficialmente o dono do imóvel, então, nada garante que não haja disputas de propriedade ou conflitos de interesse envolvendo o imóvel no futuro.
Além disso, você não consegue transferir o imóvel para terceiros (como seu filho ou outro familiar), então, terá problemas para vender ou doar a propriedade no futuro.
Para completar, em caso de dívidas pendentes ou ônus não registrados, a responsabilidade pelo pagamento recai sobre o atual proprietário do imóvel — mesmo que a dívida seja de antes da sua aquisição.
Enfim, sem o registro e a escritura do imóvel, a propriedade além de não ser 100% sua para poder fazer o que quiser, você pode ser responsabilizado por obrigações que não são suas.
Matrícula de imóvel: entenda o que é
A função da matrícula de um imóvel é registrar toda a história oficial daquela propriedade.
Por isso, ali existem informações como data de construção, engenheiro responsável pela obra, nome dos seus proprietários, disputas judiciais envolvendo a propriedade, entre outras.
Em grandes cidades, existem muitos imóveis irregulares, ou seja, aqueles que, para a Justiça, não existem, pois não têm matrícula em cartório.

.png)
Comentários
Postar um comentário